Nas últimas décadas, a importância das políticas públicas tem sido reconhecida por governantes, estudiosos, imprensa e até mesmo pelo grande público. O ciclo de construção dessas políticas que envolve a decisão, a elaboração, a implementação e a avaliação tem sido objeto de análise e reflexão.
A melhoria do ambiente institucional é uma das condições necessárias para o desenvolvimento social e econômico em bases realistas. A ação estatal deve ser qualificada e suas repercussões devem ser avaliadas e repensadas no cotidiano de formulação e reformulação das políticas públicas. O Estado do Tocantins precisa pensar suas práticas gerenciais e sua fundamentação estratégica para o desenho e redesenho das suas políticas públicas visando estabelecer, eventualmente, novos paradigmas.
Assim, criar uma massa crítica em ensino, pesquisa e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas, contribui para melhorar continuamente as diversas práxis na administração pública, criar novos modelos de gestão e, consequentemente, poderá contribuir para a efetividade das políticas implementadas.
Nesse sentido, a Universidade Federal do Tocantins, assumindo a parceria estabelecida com distintas Secretarias Municipais e Estaduais, Órgãos Federais, assume o compromisso de formar gestores em alto nível para melhor elaborar, implementar e avaliar as políticas públicas.
Docentes e servidores participantes:
- Antônio Sávio Barbalho do Nascimento
- Dulcimara Carvalho Moraes
- Geovane Rossone Reis
- Ivanilson da Silva Marinho
- Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva
- Kárita Carneiro Pereira Scotta
- Laslei Aparecida Teles Petrilli
- Luciana Moreira Sousa
- Millena Pereira Xavier
- Nádia Becmam Lima
- Paulo Ricardo Teixeira Marques
- Silvia Helena da Silva Marrafon
- Tania Maria Lago
- Thiago de Almeida Feller
- Verônica Silva do Prado Disconzi