V Congresso Científico – 2014

 

Fundação e Centro Universitário UnirG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizaram o “V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG: Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado”, nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2014.
Paralelamente à programação do Congresso, também foram realizados o “I Encontro de Administradores do Sul do Tocantins” – em parceria com o Conselho Regionalde Administradores do Tocantins e o “II Colóquio Leituras do Sujeito Contemporâneo” – promovido pela Coordenação do Curso de Psicologia.
O Congresso foi conduzido por três eixos: Saúde, Desenvolvimento Econômico e Educação. Por meio de palestras, mesas temáticas, mini-cursos e espaço para apresentações de pôsteres, o evento promoveu o conhecimento e medidas de intervenção, reunindo professores, pesquisadores e gestores, além de discentes e profissionais de diversas áreas.
De caráter científico e acadêmico, o “V Congresso Científico” também possibilitou o debate sobre o desenvolvimento econômico e as suas implicações na vida da população local e regional, delineando propostas e estratégias que possam contribuir para o bom uso dos recursos naturais do Estado do Tocantins.
É incalculável o retorno acarretado pela promoção positiva do nome da Fundação e Centro Universitário UnirG ao realizar um evento científico de tamanha dimensão e abrangência. O V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG atingiu um total de 2.249 (duas mil, duzentas e quarenta e nove) inscrições efetivadas entre acadêmicos e profissionais. Registramos aproximadamente 7.000 (sete mil) pessoas, entre visitantes de outras instituições de ensino e demais profissionais interessados, que circularam pelo evento nos três dias.

Para a realização bem sucedida do evento, além da colaboração de setores administrativo da Fundação UnirG, tivemos também, a colaboração em prestação de serviços de professores e de alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.
Participaram ativamente cerca de 132 (cento e trinta e duas) pessoas na organização e logística do evento, entre professores e alunos, que tiveram atribuições distintas como recepcionar os palestrantes e autoridades, suporte de material para as plenárias, como exposição de pôsteres, limpeza do circuito, feira das profissões, avaliação de trabalhos científicos, estrutura física, credenciamento, Festival Universitário da Canção – FUC entre outras atividades. Segue o quantitativo de participantes da equipe organizadora:
a) Professores participantes: 40 (quarenta);
b) Alunos participantes: 92 (noventa e dois).
O Congresso Científico contou com a participação de 20 (vinte) palestrantes nas plenárias principais, que são professores, pesquisadores e/ou profissionais atuantes em áreas afins, que vieram do Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Paraná e de outras cidades do Tocantins, para nos prestigiar com total empenho e cortesia ministrando palestras sem cobrar nenhuma contrapartida financeira, o que representa uma economia incalculável para esta IES.

PROGRAMAÇÃO GERAL 2014

Foram realizados 31 (trinta e um) mini-cursos, os quais abordaram temas pertinentes aos 15 cursos de graduação ofertados no Centro Universitário UnirG, atingindo um total de 1.555 (um mil, quinhentos e cinqüenta e cinco) participantes.

 

Foram submetidos para apreciação, um total de 230 (duzentos e trinta) trabalhos científicos, dos quais selecionamos 151 (cento e cinqüenta e um) para serem apresentados em pôsteres durante o evento e publicados em forma de resumo na Revista Científica Cereus.

Os resumos constam publicados na Revista Cereus, v. 6, n. 2 (2014), “Suplemento: V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG”.

Durante o V Congresso Científico, os participantes e visitantes também tiveram a oportunidade de visitar a “Feira das Profissões”. Um espaço no qual os 16 cursos de graduação oferecidos pela UnirG divulgaram seus perfis de formação profissional e áreas de atuação no mercado de trabalho, permitindo a troca de informações, visando auxiliar os visitantes na escolha de suas futuras carreiras profissionais.

Também participaram da Feira das Profissões, o projeto de extensão “Hora Cidadã”, as Ligas Acadêmicas da área da saúde e a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Instituição.

É importante destacar que para a realização do V Congresso Científico, contamos com a parceria em forma de contrapartida financeira e/ou econômica (patrocínio) de 15 empresas e instituições renomadas em seus respectivos segmentos, as quais contribuíram para o sucesso do evento.

Os patrocínios e contribuições representam a cifra aproximada de R$ 32.008,00 (trinta e dois mil e oito reais), caso fossem convertidos em contrapartidas financeiras. Trata-se de uma quantia considerável que deixou de ser arcada pela Instituição, vez em que os itens patrocinados foram indispensáveis ao Congresso.

 

Fotos do “V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG: Ciência e Desenvolvimento Regional: Ecologia Humana no Cerrado”