Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitário UnirG (CEP-Unirg) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “múnus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CSN nº466/12 e Res. CSN nº 510/16).

O CEP- UnirG é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais e Brasileiras, diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

 

DOCUMENTOS ÚTEIS:

Modelo- Declaracão da instituicão pesquisada

Modelo de TCLE

Perguntas frequentes

Portaria de Nomeação de Membros CEP UnirG

Resolução CNS Nº 466 – Ministério da Saúde

Resolução nº 510/2016 – Conselho Nacional de Saúde

 

 

LOCALIZAÇÃO PARA ATENDIMENTO EXTERNO:

Fundação UnirG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Av. Pará, 2432, Quadra 20, Lote 01, Eng. Waldir Lins II,

CEP: 77.423-250  Gurupi-TO

Horário: 8:00 – 12:00 h

Telefone: (63) 3612-7602