Cadastro de Currículo Lattes

 

O que é Currículo Lattes?

O Sistema CV-Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais bem como pela comunidade científica brasileira como sistema de informação curricular.

 

Por que Lattes?

Um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, tornou-se um ícone na produção científica mundial e um símbolo, para o Brasil, que serviu de inspiração e estímulo para as gerações seguintes.

 

Histórico

Foi criado em 1999, como um Instrumento de Avaliação de Alunos, professores, pesquisadores. No final de 2002 passou a ser obrigatório para recebimento de bolsa.

 

Quem Utiliza?

Atualmente, o currículo é utilizado por pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais, demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 5. Onde estas informações são aplicadas? Na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; Na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; No subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.

 

Quem deve preencher?

Bolsistas de pesquisa, de mestrado, de doutorado e de iniciação científica; Orientadores credenciados e outros clientes do Conselho; Professores de IES;

 

Como preencher?

Os sistemas ou formulários eletrônicos do currículo Lattes estão disponíveis no site permanentemente. A qualquer momento os interessados (bolsistas, pesquisadores e estudantes) podem criar ou atualizar seus currículos e enviá-los ao CNPq. Para acessar a plataforma é preciso acessar o site: www.lattes.cnpq.br

 

Para acessar pela primeira vez a plataforma Lattes é preciso cadastrar novo currículo. Segue o tutorial para cadastro.

Tutorial – Preenchimento do Currículo Lattes