O Biotério Central da UNIRG é um órgão suplementar subordinado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e tem por meta produzir reagentes biológicos de qualidade, que venham atender à comunidade universitária nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Mantém animais de laboratório (ratos), os quais são destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão e também, desenvolvimento de recursos humanos, assessoria e cooperação técnica.
Produz animais do tipo convencional: ratos (Rattusnorvegicus) albinos da linhagem Wistar, os quais são utilizados, em sua maioria, nas atividades de pesquisa e ensino.
EQUIPE
Coordenador:
Responsável Técnico: Adolpho Dias Chiacchio
Bioterista: Herivelto Silva Carlotto
SOLICITAÇÕES DE ANIMAIS
Em cumprimento à Lei n° 11.794 de 08 de outubro de 2008, os animais somente serão fornecidos mediante aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIRG).
Como proceder?
Para realizar a solicitação de modelos biológicos para o Biotério Central, é necessário que o projeto seja previamente submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal CEUA desta instituição (disponível no link CEUA – normas e procedimentos). Após o projeto aprovado e emitido o parecer favorável à sua execução, o pesquisador deve preencher o formulário de solicitação de animais do Biotério Central e anexar uma cópia da carta da CEUA. Os documentos listados abaixo deverão ser enviados exclusivamente por e-mail (biotério@unirg.edu.br) para liberação dos animais conforme disponibilidade.
Abaixo está listada a documentação obrigatória para solicitação de animais para PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA:
PROJETO DE PESQUISA/ AULA PRÁTICA |
Cópia da carta de aprovação |
s ao biotério |
LEGISLAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS