Biotério

O Biotério Central da UNIRG é um órgão suplementar subordinado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e tem por meta produzir reagentes biológicos de qualidade, que venham atender à comunidade universitária nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Mantém animais de laboratório (ratos), os quais são destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão e também, desenvolvimento de recursos humanos, assessoria e cooperação técnica.

Produz animais do tipo convencional: ratos (Rattusnorvegicus) albinos da linhagem Wistar, os quais são utilizados, em sua maioria, nas atividades de pesquisa e ensino.

 

EQUIPE

Coordenador: Jardel  Rodrigues

Responsável Técnico: Adolpho Dias Chiacchio

Bioterista: Herivelto Silva Carlotto

 

SOLICITAÇÕES DE ANIMAIS

Em cumprimento à Lei n° 11.794 de 08 de outubro de 2008, os animais somente serão fornecidos mediante aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UNIRG).

 

Como proceder?

Para realizar a solicitação de modelos biológicos para o Biotério Central, é necessário que o projeto seja previamente submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal  CEUA desta instituição (disponível no link CEUA – normas e procedimentos). Após o projeto aprovado e emitido o parecer favorável à sua execução, o pesquisador deve preencher o formulário de solicitação de animais do Biotério Central e anexar uma cópia da carta da CEUA. Os documentos listados abaixo deverão ser enviados exclusivamente por e-mail (biotério@unirg.edu.br) para liberação dos animais conforme disponibilidade.

Abaixo está listada a documentação obrigatória para solicitação de animais para PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA:

 

PROJETO DE PESQUISA/ AULA PRÁTICA
Cópia da carta de aprovação
s ao biotério

LEGISLAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS